HUMBERTO COSTA 13 (PT)

Candidato à Prefeitura do Recife pelo PT, o senador Humberto Costa é um dos militantes históricos da legenda e tem o nome assinado na pequena ata de fundação do partido em Pernambuco, datada de 27 de dezembro de 1981. Esta é a terceira vez que ele disputa o cargo de prefeito, mas é a primeira que tem realmente chance de ganhar. Nas duas primeiras, em 1988 e 1992, sua participação foi uma forma de marcar os espaços da legenda, que era então desconhecida e tentava se firmar como uma alternativa à polarização existente entre o PMDB e o PFL (hoje DEM). 

Humberto Costa tem 54 anos, é formado em medicina e jornalismo e iniciou sua atividade política em 1975, em movimentos estudantis na Universidade Federal de Pernambuco. Ele faz parte do Diretório Nacional do Partido e conquistou seu primeiro mandato em 1990 como deputado estadual mais votado no Recife e Região Metropolitana e segundo do estado, com um total de 29.155 votos. 

O prefeiturável do PT elegeu-se em seguida deputado federal, em 1994, com 84.493 votos, mas deixou de disputar a reeleição em 1998 para ser candidato a senador na chapa com Miguel Arraes (PSB), eleição onde não teve sucesso. Quatro anos depois, em 2002, Humberto fez outro sacrifício partidário ao disputar contra Jarbas Vasconcelos (PMDB) o governo do estado para reforçar a campanha de Lula, mas como não ganhou, foi escalado pelo presidente para ser ministro da Saúde. 

Em 2006, embalado pelas ações do ministério, Humberto voltou a concorrer ao governo do estado, desta vez com chances de vitória, mas terminou se prejudicando por denúncias de envolvimento na máfia dos Vampiros, da qual foi inocentado após o fim das eleições. 

Entre os petistas históricos, caciques e militantes do estado, Humberto é visto como um “homem de partido e que tem marcas importantes na área da saúde, a exemplo da criação do Samu, da Academia das Cidades, do Brasil Sorridente, do Farmácia Popular. Ele hoje concorre à eleição numa situação adversa, sem apoio do prefeito João da Costa, mas com o suporte de toda a cúpula nacional e do ex-prefeito João Paulo, que é o seu candidato a vice na disputa. 

Ver mais vídeos com Humberto Costa

Deixe seu comentário


Eleições 2012 em Números

Pernambuco

Recife


Expediente
Edição: Suetoni Souto Maior, Andrea Pinheiro, Kauê Diniz
Reportagem: Aline Moura, Ana Luiza Machado, Cláudia Elói, Eduarda Bione, Glauce Gouveia, Josué Nogueira, Júlia Schiaffarino, Rebeca Buarque, Rebeca Silva, Tauan Saturnino e Tércio Amaral
Desenvolvimento: Ivson Monteiro / Marcelo Maranhão
Design: Bosco / Taís Nascimento